Para o deputado, o Estado precisa fazer valer a Lei 631, que concede incentivos fiscais para empresas instaladas em cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O deputado Valmir Moretto (Republicanos), cobrou que o Governo do Estado tome alguma iniciativa para proteger os produtores da bacia leiteira dos efeitos causados pela crise gerada pelo novo coronavírus (Covid-19).
Na tribuna, durante a sessão de quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado sugeriu que o Governo faça valer a Lei 631, aprovada em 2019, que concede incentivos fiscais para empresas instaladas em municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O apontamento de Moretto é para fato das empresas sofrerem prejuízos com a queda de consumo e repassar as perdas ao pequeno produtor, que se vê na obrigação de vender o litro do leite por um preço muito abaixo do esperado.
“Na semana passada estive reunido com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, explicando que as empresas que utilizam leite como matéria-prima precisam de algum incentivo, para que essa conta não seja lançada sobre as costas do pequeno produtor, que é a ponta da cadeia de produção”, disse o deputado.
Segundo o deputado, quem está pagando a conta, mais uma vez, é o pequeno produtor.
“Até agora o Estado não concedeu esse benefício para empresas do ramo de laticínio. Isso é para que as empresas não tirem do pequeno produtor para suprir a queda na comercialização dos derivados. Quem tá pegando essa conta novamente é o menor produtor e usamos essa tribuna para cobrar que concedam o benefício”, salientou o deputado.
Por assessoria https://www.facebook.com/Portaldenoticiasponteselacerdamt/videos/168275677818375/